Conheça nossa história...
Nossa escola nasceu no dia 12 de dezembro de 1991, como realização do sonho da pedagoga Vera Lúcia Ferreira Barata Bigatan. Com o nome "ESTRELINHA ENCANTADA" e atuando apenas como pré-escola, teve sua primeira sede num pequeno sobrado da Rua Evangelina, Vila Carrão. Com o firme propósito de se posicionar entre as melhores escolas da região, foi crescendo continuamente e teve logo que se mudar para uma casa maior, na Rua Renato Rinaldi 308, onde tem sua sede principal até hoje. No ano de 2003, passou a atuar também com o ensino fundamental, transformando-se no “COLÉGIO MATESE MAGISTHER" em 27/09/2003, cujo nome significa "suprema instrução". Juntamente com o ensino fundamental, iniciamos uma série de parcerias de valor nas áreas pedagógica, administrativa e tecnológica, tendo sido uma das primeiras da região leste da cidade de São Paulo a utilizar-se da plataforma e ferramentas do Google for Education.
Inovando frente aos desafios da nova fase da educação brasileira do período pós pandemia, firmamos parceria com a FTD, passando a adotar seu moderno e atualizado sistema Trilhas/Iônica, para o Infantil em 2021, e também para o Fundamental séries iniciais e finais, a partir de 2022.
Regularizada desde o princípio, a escola foi crescendo ano após ano, estando na atualidade constituída de três unidades para melhor atender cada faixa etária, a saber: Berçário, para crianças de 4 meses a 2 anos; Infantil, para as idade de 3 a 5 anos; Fundamental, séries iniciais e finais, compreendendo as idades dos 6 aos 14 anos - todas contando com profissionais competentes e parceiros de destaque em suas especialidades.
Proposta Pedagógica
Proporcionar um ambiente agradável, seguro e de respeito mútuo, propício a um aprendizado prazeroso que desenvolva no aluno o desejo de aprender ao longo de toda sua vida. Através de jogos, brincadeiras, desafios, humor e ética, despertar o aluno para a ação, criatividade, experimentação, análise, síntese e interação social, desenvolvendo habilidades e competências que o torne consciente, autônomo, solidário, tolerante, flexível frente às mudanças e preparado para uma vida participativa, feliz e de qualidade.
Diferenciais
-
Mantemos sempre um reduzido número de alunos por sala de aula, facilitando o controle e acompanhamento de todos;
-
Zelamos por um ambiente harmonioso, de respeito mútuo e propício aos estudos e aprendizado;
-
Do Maternal ao Jardim II, professores especializados: educação física, música, inglês, ballet ou rítmos, teatro e capoeira;
-
Projeto bilíngue com professor especializado, do Maternal ao 9º Ano, 3 aulas por semana;
-
Aulas de artes e música para o Fundamental I e II;
-
Aulas de OPEE (orientação profissional, empreendedorismo e empregabilidade) para o Fundamental II, incluindo atividades voltadas para o autoconhecimento e educação financeira;
-
Maior comunicabilidade entre escola e pais garantida por aplicativo eletrônico ClassApp (recados, orientações, agendamentos, alarmes, enquetes e envio de documentos, fotos e links).
-
Contínua atualização profissional de nossos profissionais, através de parcerias da melhor qualidade com empresas especializadas (Sistema FTD/Trilhas/Iônica, OPEE, Rabbit Partnership) e reuniões internas e semanais de coaching com a coordenação;
-
Reuniões bimestrais com os pais ou responsáveis;
-
Reuniões individualizadas com os pais para orientações educacionais diversas envolvendo comportamento ou dificuldades de aprendizado ou relacionais do aluno (com direção, coordenação, fonoaudióloga e nutricionista);
-
Amplo acesso a conteúdos digitais através do Sistema Iônica e Google for Education;
-
Salas de aula multimídia munidas de lousa digital/projetores ou monitores eletrônicos, laboratórios de ciências, sala de leitura;
-
Orientação alimentar através de projetos, acompanhamentos e palestras para os alunos, por intermédio de nossa nutricionista;
-
Período Integral com recreação, atividades pedagógicas e acompanhamento de lições de casa;
-
Aulas extras de teatro, robótica e capoeira (Fundamental).
Missão
Desenvolver em nossos alunos habilidades sócio emocionais e técnicas, tornando-os atentos, interessados e extremamente adaptáveis, capazes de exercer e desenvolver com eficácia suas futuras profissões.
Visão
Somos uma escola que, apesar de sua solidez e tradição, está sempre aberta para o novo e para os constantes desafios da renovação. Reconhecemos que o mundo atual impõe a educadores, crianças e jovens a tarefa de absorver as novas tecnologias, sem as quais qualquer atividade profissional e até mesmo a vida cotidiana se tornarão inviáveis.
As perspectivas que se abrem nos mais diversos campos do saber implicam um modelo educacional permanentemente aberto ao novo, ao dinâmico, ao interativo - atento a uma realidade que se transforma a cada momento.
Formar o indivíduo para um mundo globalizado e para os seus novos parâmetros envolve a capacidade de utilização dos recursos infindáveis da informática, da computação, da telemática e das infoways, que compõem uma revolução cultural verdadeiramente transformadora e sem par em nossa história.
A absorção do novo, contudo, não pode prescindir de uma sólida formação, da compreensão lúcida das novas realidades e do domínio de equipamentos básicos para a vida: a competência linguística, o raciocínio lógico e matemático, a iniciação científica, a consciência do meio ambiente, a visão histórica, a experiência artística, a formação ética e a construção da consciência de cidadania, além do domínio de recursos tecnológicos, passaporte privilegiado para o mundo futuro.
Esses são os caminhos. São esses os ideais que alimentam nossa proposta educacional em sintonia com o sistema de ensino Trilhas/Iônica, e em conformidade com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Valores
RESPEITO
Aos alunos, clientes, colaboradores e legislação, à natureza, à vida, à liberdade de pensamento e expressão, às potencialidades e desafios de cada um, à enriquecedora diversidade de nossa sociedade.
COMPROMETIMENTO
Contribuir significativamente para com os objetivos e boa imagem da empresa, despertando a confiança dos clientes, o bem estar e desenvolvimento dos alunos, o contínuo aprimoramento de suas próprias capacidades e habilidades, o cumprimento dos compromissos assumidos. Conquistas e superações devem vir por mérito, fruto do esforço e dedicação.
ORDEM
Obtida pelo planejamento, orquestração e gestão de nossos recursos materiais e humanos, evitando erros e desperdícios, maximizando nossos resultados, estimulando o senso de equipe, sempre em benefício do desenvolvimento do aluno.
ADAPTABILIDADE
Fator primordial para aproveitar as oportunidades trazidas pelas inovações, nos exigindo coragem, pensamentos, palavras e atitudes positivas, profissionalismo, contínuo autodesenvolvimento, criatividade e determinação.
Sistema de Ensino
Foi buscando reforçar a efetivação de nossa Proposta Pedagógica, que no ano de 2022 passamos a adotar o Sistema de Ensino Trilhas/Iônica da FTD, um sistema moderno e muito bem elaborado que rapidamente se adequou à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) com seu dinâmico processo de atualização de conteúdo e sua perfeita interação com as ferramentas do "Google for Education", ampliando as possibilidades de pesquisas por parte dos professores/alunos e aperfeiçoando o método adotado em nossas aulas híbridas e trabalhos em grupo.
Educação Infantil
A proposta educacional da Educação Infantil é sempre pautada pelo respeito à criança. Ela é tratada como indivíduo livre, pensante, capaz, criativo, crítico, descobridor de seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu meio ambiente e modificando-o.
A didática adotada favorece a reflexão, a criatividade e a troca ampla e aberta de experiências – uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e capacidades, favorecendo seu desenvolvimento em todos os aspectos.
Educação Fundamental
A meta da educação do Ensino Fundamental é a formação integral do educando por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico e social e estimulando sua capacidade crítica.
No planejamento e na execução de cada atividade, são levados em conta o nível de conhecimento dos alunos, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram. Esse procedimento visa a respeitar as diferenças individuais e as características mais importantes da criança na realização de cada uma das atividades.
Estrutura - Instalações de nosso Berçário
Nossos Parceiros
O verdadeiro potencial de uma escola vai além de seu tamanho e estrutura física; ele se fundamenta em seus princípios, valores, cultura organizacional, preparo de seus colaboradores e, como resultante, a qualidade dos serviços prestados.
Nossos parceiros comerciais, cuidadosamente selecionados entre os melhores em suas áreas de atuação, acrescentam recursos valiosos à nossa instituição. Juntos, eles ampliam nossa visão e potencializam nossa missão, tornando nossa escola uma referência muito maior do que se poderia imaginar. Confira abaixo nossos principais parceiros, que contribuem para o nosso sucesso.
Empresa especializada em tecnologias diversas na área da informática, possibilitando a nossos alunos, o contato inicial com as mesmas, desenvolvimento de conhecimentos básicos e experimentações, desenvolvendo o raciocínio lógico, bem como importantes habilidades valorizadas no ambiente profissional de nossos dias e certamente também no futuro.
Editora centenária e com atuação em diversos países, idealizadora do Sistema Trilhas e Plataforma Iônica para crianças do Infantil, a partir dos 3 anos de idade, até o 9º ano do Fundamental, permitindo maior flexibilidade aos professores através do material impresso, atividades lúdicas e plataforma digital, unindo o tradicional com o moderno, facilitando eventuais aulas remotas e tarefas de casa individual ou em grupo virtual.
Metodologia focada na área humana, desenvolvendo no aluno o autoconhecimento, o empreendedorismo, educação financeira e consumo consciente, noções sobre as ocupações profissionais e a empregabilidade, a inteligência emocional alinhada aos novos caminhos da neuroeducação e nos métodos de estudo para a disciplina necessária ao sucesso pessoal e coletivo, motivando-os a se tornarem cidadãos capazes de praticar virtudes e sensibilizados para a busca da melhor versão de si mesmos, para que atuem como cidadãos honestos e integrados na sociedade.
Metodologia focada na área humana, desenvolvendo no aluno o autoconhecimento, o empreendedorismo, educação financeira e consumo consciente, noções sobre as ocupações profissionais e a empregabilidade, a inteligência emocional alinhada aos novos caminhos da neuroeducação e nos métodos de estudo para a disciplina necessária ao sucesso pessoal e coletivo, motivando-os a se tornarem cidadãos capazes de praticar virtudes e sensibilizados para a busca da melhor versão de si mesmos, para que atuem como cidadãos honestos e integrados na sociedade.
Empresa especializada em tecnologias diversas na área da informática, possibilitando a nossos alunos, o contato inicial com as mesmas, desenvolvimento de conhecimentos básicos e experimentações, desenvolvendo o raciocínio lógico, bem como importantes habilidades valorizadas no ambiente profissional de nossos dias e certamente também no futuro. Algumas das matérias abordadas: robótica, inteligência artificial, arduino, gamificação, realidade virtual e aumentada, modelagem e prototipagem 3D, internet das coisas.
Empresa especializada em gestão de escolas, nos garante estarmos sempre atualizados sobre as tendências de mercado e os caminhos de desenvolvimento da educação. A Rabbit é responsável por grande parte do treinamento de nossos professores, auxiliares e atendentes, nos permitindo nos posicionarmos sempre como empresa de vanguarda e referência na área da educação.
Cia Tearte
Cia Tearte
Equipe especializada no ensino de teatro e administradora do Teatro Eva Wilma, conduzindo nossas aulas curriculares de teatro para o Infantil e cursos extras mais profundos para alunos do Fundamental.
Um modo moderno e seguro de se comunicar, substituindo as agendas de papel, agilizando a informação, permitindo envio de fotos, filmes, mensagens, enquetes e compromissos, reduzindo a burocracia, a utilização de papéis e, principalmente, aproximando a escola das famílias, reforçando essa indispensável parceria pela educação das crianças.
Alunos bilíngues
para o mundo
Programa elaborado para desenvolver alunos bilíngues, capacitando-os para se destacarem além das fronteiras linguísticas, formando cidadãos prontos para enfrentar desafios globais e se comunicar efetivamente em um mundo cada vez mais conectado. O programa oferece imersão na língua e cultura de países de língua inglesa, estimulando o interesse e aprendizado dos estudantes.alho 6
TEM PERGUNTAS OU SUGESTÕES?
FALE CONOSCO
Unidade 1 (Fundamental):
Rua Renato Rinaldi, 308
V. Carrão - S. Paulo - CEP 03426-000
Fone: (11) 99435-8775
rosane@colegiomatese.com.br (Fund I)
secretaria@colegiomatese.com.br (Fund II)
Unidade 2 (Berçário):
Rua Renato Rinaldi, 319
V. Carrão - S. Paulo - CEP 03426-000
Fone: (11) 2092-2411
Unidade 3 (Infantil):
Rua Evangelina, 676
V. Carrão - S. Paulo - CEP 03421-000
Fone: (11) 2295-6935
Horário de atendimento da secretaria: Segunda a sexta, das 8h30 às 17h30
VISITE-NOS
TRABALHE CONOSCO
Envie-nos seu currículo no formato PDF, anexando-o a um e-mail para secretaria@colegiomatese.com.br. Ele será mantido em nosso arquivo para futuras oportunidades que venham a surgir.